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Homem-Carro

Homem-Carro é o longa-metragem documental de Raquel Valadares, com e sobre Anísio Campos, famoso designer de automóveis brasileiro e seu pai. O filme, de 70′, foi exibido nos festivais Atlantida Doc 2014, Olhar de Cinema 2015, Cocidade 2015, AutoMoto Film Festival Detroit 2016, e licenciado para o Canal Brasil.

Old Man’s Cars is Raquel Valadares’ feature documentary film, with and about Anisio Campos, famous Brazilian car designer and her father. The movie, 70min-long, was licensed to Canal Brasil and exhibited in the following festivals: Atlandida Doc 2014, Olhar de Cinema 2015, Cocidade 2015, AutoMoto Film Festival Detroit 2016.

Filme disponível online  |  Available on demand

 

Homem-Carro  |  Old Man’s Car

Sinopse Anísio Campos é um designer de carros responsável pela criação de mais de quinze automóveis entre 1960 e 1990. Estes carros, conhecidos no Brasil como “carros especiais”, foram criados de forma quase artesanal. As mãos de Anísio fizeram maravilhas sobre rodas. A princípio, pode-se dizer que aos oitenta anos de idade, Anísio Campos não tem mais nada para realizar, a não ser deixar seu apartamento em ordem. Todos os seus arquivos, que ele armazena desde o começo de sua carreira, estão deixando-o louco. A filha de Anísio, Raquel Valadares, diretora de Homem-Carro, aceita a tarefa de organizar todos os arquivos. Ao fazê-lo, Raquel passa a conhecer histórias sobre a vida de seu pai e seus carros. Histórias que merecem ser contadas. Ao evocar as memórias frágeis de seu pai, Raquel tenta compreender um passado, quando o sonho de uma indústria automobilística brasileira parecia possível, e um presente, quando tal sonho já faz parte do passado. Conduzindo Anísio em diversas viagens em busca de suas memórias, Raquel promove o encontro de um artista com suas obras, em uma experiência tocante e duradoura que nos faz repensar nossos próprios sonhos.

Synopsis Anísio Campos is a Brazilian car designer. He is the author of more than fifteen automobiles made between 1960 and 1990. These cars, known in Brazil as “special cars”, were almost handcrafted. Anisio’s hands made marvels on wheels. At first, one may say that eighty-year-old Anisio Campos has nothing else to accomplish, except getting his apartment organized. All of his files, that he stores since the beginning of his career, are making him mad. Anisio’s daughter, Old Man’s Cars’s director Raquel Valadares, signs up for the task of going through all Anisio’s memorabilia. And by doing so, Raquel learns quite a few stories about her dad and his cars. Stories that deserve to be told. By evoking the fragile memories of her father, Raquel tries to understand both a past, when dreaming of a Brazilian car industry was possible, and a present, when such dream is history. Furthermore, by taking Anisio by her hand on multiple road trips, Raquel enables an artist to be once again reunited with his work, on a long lasting and touching experience that will make us reconsider our own dreams.